BLOG

Autoestima

Pense nisto: Tantas pessoas que têm “tudo” e continuam infelizes. Às vezes somos nós mesmos que criamos obstáculos na nossa vida e nos agredimos constantemente, como se não merecêssemos ser felizes. Acabamos por ter a vida que contávamos "Eu sei que é isto que vai acontecer!" e não é que acontece mesmo!

Autoestima

Motivação

“Dois pedreiros estavam a construir uma parede com tijolos, quando foram interrompidos por uma pessoa, que perguntou ao primeiro: “O que está a fazer?” O pedreiro respondeu: “Estou a levantar uma parede, não se vê?!” A mesma pessoa perguntou ao segundo pedreiro, que estava bem mais adiantado no seu trabalho: “E você, o que está a fazer?” O segundo pedreiro respondeu: “Estou a construir uma catedral.”

Motivação

Ansiedade

A ansiedade “normal” estimula o indivíduo à ação, mas em excesso impede a reação. “Estou na cama e não durmo, quero dormir, amanhã tenho um dia de trabalho pela frente, mas estou sempre a mexer-me, não encontro a posição certa, sinto o coração apertado, a minha respiração está ofegante, porquê não estou a dormir? porquê não me acalmo? eu estou com sono, quero dormir!”

Ansiedade

Depressão

A Depressão é um estado emocional que nos faz perder a vontade de viver. A depressão é uma perturbação de humor que não deve ser confundida com sentimentos tristeza que passam com o tempo, normalmente reactivos a circunstâncias da vida. A depressão é uma das doenças psiquiátricas mais frequentes que provoca sofrimento para o doente e para os que o rodeiam. Prejudica o funcionamento global, perturbando significativamente o rendimento no trabalho, na vida familiar e social.

Depressão

Relação a dois

Casamento é uma construção! Todas pessoas esperam encontrar a sua cara-metade e que as suas relações sejam excelentes e duradouras. O problema é que nenhum relacionamento é perfeito! São estas expetativas que geram ansiedade e frustração no casal. Ao longo do século XX, as investigações sobre o relacionamento conjugal têm demonstrado que esta relação só é mantida se houver um trabalho em equipa, muito mais que a questão, tantas vezes levada ao extremo, da escolha do parceiro certo.

Relação a dois

Projeção

“Quanto mais a pessoa se conhece e por conseguinte, menos faz projeções sobre os outros, mais pode se relacionar consigo mesma e com as outras pessoas de maneira mais objetiva, genuína e sem ilusões. Todo o progresso realizado na compreensão mútua e na melhora das relações entre as pessoas depende da retirada das projeções”. Marie-Louise von Franz

Projeção

Persona

“PERSONA” significa máscara. No conto “O espelho”, Machado de Assis descreve um alferes (antigo posto militar) que se orgulhava da sua farda. Quando estava de férias, trocava a farda por um pijama. Aos poucos notava que sua imagem no espelho estava desaparecendo. "- Lembrou-me vestir a farda de alferes. Vesti-a, aprontei-me de todo; e, como estava defronte do espelho, levantei os olhos, e...não lhes digo nada; o vidro reproduziu então a figura integral; nenhuma linha de menos, nenhum contorno diverso; era eu mesmo, o alferes, que achava, enfim, a alma exterior."

Persona

Ataques de Pânico

O deus grego Pã é a divindade da qual deriva a palavra pânico e cujo nome corresponde a pan, que significado tudo. Pã representa a própria Natureza; é o deus dos pastores, dos rebanhos e da vida animal, habitava os lugares ermos e desolados, estando associado ao abandono e à solidão. Ele andava por aí assobiando ou tocando uma seringe e assustando os pastores: o medo deles era como o medo da manada quando explode, sem razão aparente, como se tivesse sido amedrontada por alguma coisa. A mesma coisa acontece com o ser humano, subitamente é apanhado por um terror sem saber porquê.

Ataques de Pânico

Birras

As birras são naturais, saudáveis e inevitáveis, elas fazem parte do desenvolvimento normal da criança. Respire: Inspire, expire, inspire, expire...e principalmente, não se penalize! As birras são passageiras e pode controlá-las! “As birras fazem bem à saúde. Aumentam o débito pulmonar. São sinónimo de paixão! Eduardo Sá

Birras

Recursos Humanos

A empresa só tem a ganhar quando os seus profissionais são os seus verdadeiros parceiros. A paixão pelo trabalho é a força que nos leva mais além! A gestão de recursos humanos bem planeada e executada gera resultados positivos e tangíveis, sendo o principal fator competitivo de qualquer entidade.

Recursos Humanos

Psicologia Positiva

Quantas vezes deixa-se envolver pelo que não gosta, o que o pressiona ou magoa e não está atento aquilo que tem significado e valor, ao que dá prazer e motivação para continuar, às suas forças e seu potencial? Segundo o psicólogo Martin Seligman, a felicidade não é apenas o resultado de bons genes ou da sorte. A felicidade real e duradoura advém da estimulação dos pontos fortes pessoais.

Psicologia Positiva

Workaholic

É necessário intervir quando o excesso de trabalho interfere noutras áreas da vida e leva ao isolamento, pois só se alcança uma vida saudável quando existe o equilíbrio da área social, profissional e afetiva.

Workaholic

Amor Patológico

“As relações são como uma dança, com energia visível a correr de um parceiro para o outro. Algumas relações são uma dança de morte lenta e obscura.” Colette Dowling. Kant insistiu que o “amor patológico” (amor que envolve uma emoção passiva) era inferior ao “amor prático”, uma ligação ativa ao bem dos outros, incluindo emoções de respeito e preocupação.

Amor Patológico